
# 45 Podcast
Sueli Machado
- “Todos os deveres que a gente tem para com o Próximo!
Estamos nesse mundo aqui não para viver e sim para Conviver.
E dentro dessa convivência existe a Cooperação,
existe o Trabalho Coletivo,
o trabalho em Conjunto
para que a gente possa desenvolver esse amor tão incondicional...”
00:00
00:08
00:55
01:14
02:60
03:08
04:56
05:35
06:14
07:42
12:59
14:09
19:14
24:51
26:42
30:35
33:10
40:13
41:08
42:26
43:39
46:46
Tema&Palestrante
Prece
Caracteres da Lei natural
Pergunta de Kardec a seu Guia
o Universo e o acaso
O Homem de bem e a Lei Natural
os Aspecto Científico e Filosóficos do Espiritismo - e a Moral
Conto de Chico Xavier
Analogia
Deveres do homem para com Deus
Deveres do homem para consigo
Deveres do homem para com o próximo
Foco na Intenção
Querer Conhecer para poder Compreender
Comentário - 619
Sueli Machado
O Livro dos Espíritos > Parte terceira — Das leis morais - Capítulo I — Da lei divina ou natural - Caracteres da lei natural - (se desejar, veja na Kardcpedia)
​
Caracteres da lei natural
614. Que se deve entender por lei natural?
“A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer, e ele só é infeliz quando dela se afasta.”
​
615. É eterna a lei de Deus?
“Eterna e imutável como o próprio Deus.”
616. Será possível que Deus em certa época haja prescrito aos homens o que noutra época lhes proibiu?
“Deus não se engana. Os homens é que são obrigados a modificar suas leis, por serem imperfeitas. As de Deus, essas são perfeitas. A harmonia que reina no universo material, como no universo moral, se funda em leis estabelecidas por Deus desde toda a eternidade.”
​
617. As leis divinas, que é o que compreendem no seu âmbito? Concernem a alguma outra coisa, que não somente ao procedimento moral?
“Todas as leis da natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O cientista estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e pratica as da alma.”
617a - Dado é ao homem aprofundar umas e outras?
“É, mas uma única existência não lhe basta para isso.”
Efetivamente, que são alguns anos para a aquisição de tudo o de que precisa o ser, a fim de se considerar perfeito, ainda que se pense apenas na distância que vai do selvagem ao homem civilizado? Insuficiente seria, para tanto, a existência mais longa possível. Ainda com mais forte razão o será quando curta, como é para a maior parte dos homens.
Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da Ciência.
As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais.
​
618. São as mesmas, para todos os mundos, as leis divinas?
“A razão está a dizer que devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e adequadas ao grau de progresso dos seres que os habitam.”
O Livro dos Espíritos > Parte terceira — Das leis morais - Capítulo I — Da lei divina ou natural - Conhecimento da Lei Natural - (se desejar, veja na Kardcpedia)​
Conhecimento da lei natural
619. A todos os homens facultou Deus os meios de conhecerem sua lei?
“Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreenderão um dia, porquanto forçoso é que o progresso se efetue.”
​
A justiça das diversas encarnações do homem é uma consequência desse princípio, visto que em cada nova existência sua inteligência se acha mais desenvolvida, e ele compreende melhor o que é bem e o que é mal. Se numa só existência tudo lhe devesse ficar ultimado, qual seria a sorte de tantos milhões de seres que morrem todos os dias no embrutecimento da selvageria, ou nas trevas da ignorância, sem que deles tenha dependido o se esclarecerem? (171–222.)
​
620. Antes de se unir ao corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de encarnada?
“Compreende-a de acordo com o grau de perfeição que tenha atingido e dela guarda a intuição quando unida ao corpo. Mas os maus instintos do homem fazem com que ele frequentemente a esqueça.
621. Onde está escrita a lei de Deus?
“Na consciência.”
​
a) — Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.”
​
622. Confiou Deus a certos homens a missão de revelarem a sua lei?
“Indubitavelmente. Em todos os tempos houve homens que tiveram essa missão. São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a humanidade.”
​
623. Os que têm pretendido instruir os homens na lei de Deus não se enganaram algumas vezes, fazendo-os frequentemente transviar-se por meio de falsos princípios?
“Certamente podem ter dado causa a que os homens se transviassem aqueles que não eram inspirados por Deus e que, por ambição, atribuíram-se uma missão que lhes não fora confiada. Todavia, como eram, afinal, homens de gênio, mesmo entre os erros que ensinaram grandes verdades muitas vezes se encontram.”
​​