top of page
faixa_1.png

# 46 Podcast 
Sueli Machado

Você conhece a origem do carnaval? O que é o pensamento segundo a doutrina espírita? Já parou para refletir qual a influência de nossos pensamentos no nosso perispírito? E os pensamentos que recebemos de volta? Hoje, a palestra é sobre Pensamento, Sintonia e Vibração. Aproveite!

00:00

0:08

0:40

01:19

12:31

13:51

18:44

20:05

22:08

26:12

30:42

37:27

45:00

47:51

53:23

59:53

Tema, data, Palestrante

Prece

Palestra

Origem do Carnaval

LE-89

LE-89a

Resumo  Pensamento 1

Resumo Pensamento 2

Resumo Pensamento 3

Síntese Pensamento

Formas Pensamento

Retorno do que criamos

Mudança do Padrão vibratório

Vigiai e Orai

Pensamento e Prece

Unindo pelo Pensamento

Sueli Machado

O Livro dos Espíritos - Parte segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos - Capítulo I -  Dos Espíritos -  Forma e ubiquidade dos Espíritos - Questão 89 - (se desejar, veja na Kardcpedia)

89. Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço?

“Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento.”

89-a. O pensamento não é a própria alma que se transporta?

“Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo.”

LE - 89a

Resumo sobre o pensamento

"O pensamento é um atributo intrínseco da alma e só existe onde a alma existe. É por isso que os pensamentos pertencem exclusivamente ao indivíduo que está pensando; eles são a sua marca, eles fazem parte da natureza interior da pessoa, são parte dela. Os pensamentos são aquilo que verdadeiramente define o que aquela pessoa é, que a caracteriza; a pessoa é definida por aquilo que ela pensa, nesse sentido amplo, pela sua vontade, pelos seus desejos, pelas suas emoções, tudo isso a caracteriza, é a marca de si mesmo enquanto alma. 

Assim, os pensamentos caracterizam a alma, dão suas qualidades, e essas qualidades e características da alma vão dar as qualidades da matéria fluídica que envolve a alma: seu perispírito.   Quanto mais puros os pensamentos, tanto mais sutil o perispírito; quanto mais grosseiros os pensamentos, tanto mais grosseiro esse corpo espiritual.

Enquanto existe, o pensamento pode, sem sair da alma, influenciar e dar formas aos seus fluidos. Ao pensar em uma pessoa, os fluidos podem tomar a forma dessa pessoa. Se penso em um objeto, os fluidos podem assumir a forma desse objeto. Mas não é que o pensamento saiu da alma e mudou os fluidos; ele, de alguma maneira, sem sair da alma, influenciou os fluidos que assumiram a forma do que se pensou."     

Cosme Massi.

Veja no Blog: https://www.ideak.com.br/blog/o-que-e-o-pensamento-segundo-a-doutrina-espirita
 

Síntese sobre o pensamento

A aura de cada criatura permanece tecida de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais, que eles imprimem frequência e cor peculiares. Essa corrente de ideias, desejos, aspirações, memória, sentimentos... exterioriza de cada espírito com a qualidade de indução de seus pensamentos. Tanto quanto maior, mais se evidenciar, sua concentração e sua persistência no rumo dos objetivos que queira alcançar. 

 

Você sabia que o pensamento tem forma?

"Todo o pensamento cria uma série de vibrações na substância do corpo mental correspondente à natureza, no mesmo pensamento e que se combinam em maravilhoso jogo de cores."

"O corpo mental graças ao impulso do pensamento, exterioriza uma fração de si mesmo que toma forma correspondente à intensidade vibratória." 

Frases de Annie Wood Besant e Leadbeater


Veja o Livro "Formas Pensamento - criações mentais por meio de matéria fluídica"

Síntese Pensamento
Forma Pensamento

A transmissão do pensamento por meio da prece

O Evangelho segundo o Espiritismo - Capítulo XXVII - Pedi e obtereis - Ação da prece. Transmissão do pensamento - Item 10 - (se desejar, veja na Kardcpedia)

10. O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, quer no caso em que o ser a quem oramos acuda ao nosso apelo, quer no em que apenas lhe chegue o nosso pensamento.

Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera.

Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.

Essa explicação vai, sobretudo, com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.​​

bottom of page